Se você fala Português e tem uma ideia de aplicativo que gostaria de patentear, eu posso te ajudar. Eu não falo Português, mas já trabalhei com clientes que são do Brasil e falam Português e pude ajudá-los a conseguir um pedido de patente depositado no US Patent and Trademark Office (ou USPTO), e posso ajudá-lo também.
Podemos usar o Google Translate ou outras ferramentas para nos comunicar. Fico feliz em dedicar o tempo necessário para entender a ideia do seu aplicativo e fazer com que seja patenteado. Não vou deixar o idioma ser uma barreira para ajudá-lo.
Patentear ideia de app
Por Steve Aycock, advogado de patentes de app para dispositivos móveis / software
e engenheiro de software
Existem duas fases principais que devem ser concluídas para patentear uma ideia de aplicativo:
1) Preparação e depósito de um pedido de patente; e
2) Movimentação do pedido de patente através do processo de exame no Escritório de Patentes (isso é chamado de processo de patente).
Cada uma dessas duas etapas pode envolver um pouco de trabalho e pode parecer desanimadora no início, mas se você seguir passo a passo, não será tão difícil.
Para patentear sua ideia de aplicativo, você deve se concentrar nos recursos que tornam seu aplicativo único e que resolvem um problema ou necessidade que você identificou. Pense em termos do que você diria aos outros para fazerem com que baixassem seu aplicativo, como os recursos interessantes de sua ideia de aplicativo e, em seguida, pense em como esses recursos surgem e o que é necessário do dispositivo móvel ou outro computador para fazer isso acontecer. Você não precisa saber todo o jargão técnico para obter a patente de uma ideia de aplicativo. Você só precisa saber como deseja que o aplicativo funcione da perspectiva do usuário.
O principal tipo de patente usado para proteger ideias de aplicativos móveis é uma patente de utilidade. Patentes de utilitários protegem a sequência de etapas pelas quais o software do aplicativo passa para fornecer as funções do aplicativo.
Outro tipo de patente que pode ser usado para proteger aplicativos móveis é a patente de design. As patentes de design protegem a aparência ornamental de algo e podem ser usadas para proteger a interface do usuário (UI / UX) do aplicativo. As patentes de design podem até ser usadas para proteger as interfaces do usuário que se movem ou mudam durante o uso. Elas são conhecidas como interfaces de usuário de transição, porque sua aparência muda de uma aparência para outra.
Os aplicativos de utilitário e design podem ser usados para patentear um aplicativo. Na maioria das vezes, o aplicativo utilitário é usado com o aplicativo de design que está sendo usado quando há um aspecto de design exclusivo para a interface do usuário.
Preparação e apresentação do pedido
Um pedido de patente de utilitário para um aplicativo móvel inclui um conjunto de desenhos e uma parte de descrição escrita chamada especificação. Existem dois tipos de pedidos de patentes de utilidade: provisórios e não provisórios. O pedido de patente provisório é um pedido de espaço reservado que está pendente por um ano, mas não é examinado e não é emitido como uma patente. Os pedidos provisórios devem ser convertidos em não provisórios dentro do período de um ano em que estão pendentes.
O pedido de patente de design concentra-se principalmente nos desenhos do design, como a interface do usuário, e inclui uma breve parte escrita que é muito menor do que a especificação do pedido de patente de utilidade.
Depois que um pedido de patente para uma ideia de aplicativo móvel é preparado, ele é depositado eletronicamente no U.S. Patent and Trademark Office (ou USPTO).
Os advogados de patentes são advogados com formação técnica e formação jurídica. Como os aplicativos móveis envolvem aspectos técnicos do software e também envolvem mudanças constantes nos aspectos legais sobre o patenteamento de software, você vai querer usar um advogado de patentes que tenha experiência específica em software e em patentes de software.
Se você quiser saber mais sobre como posso ajudar a patentear sua ideia de aplicativo, use o botão abaixo para agendar uma consulta gratuita comigo.
Custo para preparar e registrar um pedido de patente para um aplicativo móvel
Pedido de patente de utilidade
Pedido de patente de utilidade provisória para um aplicativo
Taxas legais $ 3.500 e acima
Taxas de arquivamento oficial $ 75 ou mais
Pedido de patente de utilidade não provisória para um aplicativo
Taxas legais $ 7.000 e acima
Taxas de arquivamento oficial $ 450 ou mais
Pedido de Patente de Design
Taxas legais $ 1.900 e acima
Taxas oficiais de arquivamento $ 210 e acima
Movendo o pedido de patente de aplicativo através do processo de escritório de patentes
Depois que o pedido de patente para sua ideia de aplicativo é preparado e depositado, o processo de passar pelo exame do escritório de patentes acontece. No processo de exame, um examinador que é um especialista técnico em software e aplicativos irá revisar seu aplicativo e pode rejeitá-lo ou permitir que se torne uma patente. Muitas vezes, o examinador rejeita inicialmente uma aplicação, por isso não deixe que isso o desencoraje.
O examinador procurará quatro coisas em um pedido de patente de aplicativo móvel para que seja patenteável:
1) Matéria elegível - para atender a esse critério, o pedido de patente e as reivindicações devem mostrar que a ideia do aplicativo não é uma ideia abstrata no sentido de como o Escritório de Patentes define a ideia abstrata. Este pode ser um teste bastante difícil de cumprir e precisa de uma consideração cuidadosa ao preparar o aplicativo para ajudar a atender a esse critério.
2) Novidade - isso significa que sua ideia de aplicativo deve ser nova e diferente em pelo menos um aspecto de qualquer outra ideia de aplicativo conhecida publicamente
3) Não óbvio - a ideia do seu aplicativo não deve ser uma combinação ou modificação óbvia de ideias existentes. Para usar um exemplo simples, você não poderia patentear uma ideia de aplicativo que tem um mecanismo de pesquisa como o Google, mas para encontrar produtos como a Amazon, o que provavelmente seria uma combinação óbvia (além disso, a Amazon já tem um recurso de pesquisa, então também não seria novidade )
4) Útil - este é normalmente o mais fácil dos quatro critérios de atender. Quase tudo é útil para pelo menos algum propósito.
Uma sequência típica de processo de patente é que o examinador analisa o pedido de patente do aplicativo móvel e inicialmente o rejeita. Em seguida, você ou seu advogado de patentes prepara uma resposta à ação do escritório e a envia para análise posterior. O examinador então revisará a resposta e fará outra determinação.
O examinador pode continuar a rejeitar seu pedido e o ciclo de resposta e revisão continuará, ou o examinador pode permitir que algumas ou todas as suas reivindicações de patente sejam emitidas como uma patente.
Quanto tempo leva para obter a patente de sua ideia de aplicativo?
O processo do escritório de patentes que analisa seu pedido e você responde a ele pode levar de 1 a 3 anos e até mais em alguns casos, portanto, patentear seu aplicativo definitivamente requer algum compromisso de sua parte. Os resultados podem valer a pena. Basta olhar para onde a nova riqueza está sendo criada na economia dos EUA atualmente e você verá como as patentes de ideias de aplicativos podem ser valiosas. A tecnologia é um ativo valioso.
O escritório de patentes oferece uma opção para acelerar o processo por uma taxa adicional quando você registra seu pedido pela primeira vez. Este processo de aceleração pode reduzir o tempo de vários anos por uma taxa que começa em cerca de US $ 1.100
Perguntas frequentes sobre como patentear uma ideia de aplicativo:
1) Pergunta: Devo terminar o software?
Resposta: Não, você não precisa ter o aplicativo codificado. Na verdade, a maioria das patentes de aplicativos em que trabalho ainda não está na fase de codificação. É uma boa ideia obter o status de sua patente pendente antes de trabalhar com desenvolvedores ou inventores externos, etc.
2) Pergunta: Preciso saber codificar?
Resposta: Não, você não precisa saber programar. Os pedidos de patentes para aplicativos móveis geralmente não incluem nenhum código. Portanto, não se preocupe com os detalhes técnicos de codificação da ideia do seu aplicativo - ainda podemos ajudá-lo a protegê-lo. Se precisarmos preencher algum detalhe técnico, podemos ajudá-lo com isso, assim como eu sou um engenheiro de software, além de ser um advogado de patentes.
3) Pergunta: Algumas pessoas me dizem que os aplicativos não podem ser patenteados - podem?
Resposta: Sim, você pode patentear uma ideia de aplicativo. Os aplicativos são uma forma especial de software e o software é patenteável, portanto, os aplicativos também podem ser patenteados.
4) Pergunta: Li na internet que softwares ou aplicativos não podem ser patenteados - isso é verdade?
Resposta: Não, não é verdade. Software e aplicativos móveis podem ser patenteados. Existem muitos escritos estranhos sobre patentes online. Você pode desconsiderar a maior parte dele, a menos que venha de uma fonte oficial, como o U.S. Patent and Trademark Office (USPTO) ou um advogado ou firma de patentes de boa reputação.
Se você quiser saber mais sobre como patentear sua ideia de aplicativo, agende uma consulta gratuita usando o botão abaixo. Ficaria feliz em falar com você ou enviar um e-mail se isso funcionar melhor para tradução.